Utilização do Sistema Multimédia - Imagem
Imagem:
- Conceito:
A imagem é a representação visual de um objecto através de técnicas de fotografia, pintura, desenho e vídeo.
Esta assume grande importância ao nível dos documentos impressos e electrónicos, uma vez que provocam, geralmente, mais impacto do que conjuntos de palavras.
- Utilização da imagem digital:
As imagens digitais têm utilizações distintas, por exemplo, nos campos comercial, industrial, científico, pedagógico e lúdico.
Podem ser impressas em revistas, jornais, textos e livros, gravadas em suportes físicos, editadas e manipuladas com a ajuda de programas informáticos e transmitidas pelas redes informáticas.
Cor:
- Conceito:
A cor é aquilo que transmite informação sobre as condições de iluminação e da forma dos objetos visualizados, acentuando os seus contornos. Desempenhando, assim, um papel essencial na sua perceção na presença de luz.
Andy Warhol, Marilyn
- Interpretação das cores pelo cérebro humano:
- visão escotópica:
A visão escotópica é assegurada por um tipo de bastonetes, existentes na retina, que são sensíveis ao brilho (ou alterações de luminosidade), mas não aos comprimentos de onda da luz visível ( não detetam cor).
É utilizada durante a noite, ou em ambientes escuros.
- visão fotópica:
A visão fotópica é assegurada por um conjunto de três tipos diferentes
de cones existentes na retina (64% do tipo vermelho, 32% do tipo verde e 2% do tipo azul). Estes são sensíveis à cor e, portanto, aos comprimentos de onda da luz visível.
Este tipo de visão possibilita ver as cores e é, por isso, utilizado durante o dia ou em níveis normais de luminosidade.
- Importância dos modelos de cor:
Os modelo de cor oferecem especificação de cores duma forma standard, utilizando um sistema de coordenadas na qual a cor é representada por um ponto.
Para os sistemas gráficos reproduzirem as cores é necessário criarem-se estes modelos que as representem, tendo em conta a natureza do olho humano, da luz e da cor.
- Modelo aditivo e modelo subtrativo:
- Modelo aditivo:
O modelo aditivo explica a mistura dos comprimentos de onda de qualquer luz emitida.
Neste, a ausência de luz ou de cor corresponde à cor preta e a mistura dos comprimentos de onda ou das cores vermelha, verde e azul indicam a presença da luz ou a cor branca.
Exemplo:
- Luz emitida e projetada num ecrã
- Mistura de cores emitidas por fontes luminosas
Exemplo:
- Luz emitida e projetada num ecrã
- Mistura de cores emitidas por fontes luminosas
- Modelo subtrativo:
O modelo subtrativo explica a absorção de alguns comprimentos de onda da luz e refleção de outros. Por isso, a cor de um objeto corresponde à luz que este reflete e que os olhos recebem.
Neste modelo, a mistura de cores cria uma cor mais escura, porque são absorvidos mais comprimentos de onda, subtraindo-os à luz. A ausência de cor corresponde ao branco e significa que nenhum comprimento de onda é absorvido, ou seja, todos são refletidos.
Exemplo:
- Luz refletida
- Mistura de cores de pintura ou impressão
Consultas:
www.wikipedia.com
http://www.criarweb.com/artigos/teoria-da-cor-modelos-de-cor.html
Sem comentários:
Enviar um comentário