quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Modelos de cor

  • Modelo RGB:
        (Red, Green, Blue)  

        Modelo aditivo, que descreve as cores como a combinação das três cores primárias - vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue). 




              A cor branca corresponde à representação simultânea das três cores primárias
              A cor preta corresponde à ausência das três cores primárias 



       Cada uma das cores pode ser representada por um valor decimal de 0 a 1, inteiro de 0 a 255, percentagem de 0% a 100% ou hexadecimal de 00 a FF.

       Aplicações:
       Associadas à emissão de luz por equipamentos como monitores de computador e ecrãs de televisão.




  • Modelo CMYK:

       (Cyan, Magenta, Yellow e black)


       Modelo subtrativo, que descreve as cores como a combinação das três cores primárias de impressão - ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo (Yellow). 

       Este parte do modelo CMY ao qual é acrescentado a cor preta (black). 




    

              A cor preta corresponde à representação simultânea das três cores primárias
              A cor branca corresponde à ausência das três cores primárias 

      
      As cores primárias do modelo CMY são as cores secundárias do modelo RGB e as cores primárias de RGB são as cores secundárias de CMY.


      Aplicações:
      O modelo CMYK é utilizado em impressoras, fotocopiadoras, pintura e fotografia, onde os pigmentos de cor das superfícies dos objetos absorvem algumas cores e refletem outras.




  • Modelo HSV:
       (Hue, Saturation, Value)


       Este modelo é definido pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value), sendo este último representa a luminosidade ou o brilho da cor.





    • A Tonalidade: Cor pura com saturação e luminosidade máximas, exprime-se num valor entre 0 e 360 graus.

    • A Saturação: indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, ou seja, se se trata de uma cor esbatida (cinzenta) ou forte (pura). Exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%.

    • O Valor (value): traduz a luminosidade ou o brilho de uma cor, isto é, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de luz que a mesma contém. Em termos técnicos, esta grandeza indica a quantidade de preto associado à cor e exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%.



     Aplicações:
      Este modelo baseia-se na perceção humana da cor do ponto de vista dos artistas plásticos, que para obterem as várias cores das suas pinturas combinam a tonalidade com elementos de brilho e saturação.





  • Modelo YUV:


     Este modelo guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor.
          Permite uma boa compressão dos dados, porque alguma informação de crominância pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade da imagem, pois a visão humana é menos sensível à crominância do que à luminância.



    Aplicações:

        O modelo YUV é adequado às televisões a cores, porque permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância e a sinais de vídeo.






  • Aplicações dos modelos cor:








Consultas:
www.wikipedia.com

Sem comentários:

Enviar um comentário